Palestras

Escolas

O processo educacional na maioria das escolas é insuficiente para guiar os jovens para construir realidades favoráveis, pois o conteúdo é distante do contexto e o desequilíbrio nas relações de poder dificultam as práticas e a geração do vínculo de confiança; os alunos que representam maior liderança e influência são os que já conhecem o “proceder criminal” e acabam sendo alvos de punições e exclusões nas escolas justamente por suas posturas disruptivas que fogem da padronização construída pela escola.

Percebemos esse processo que mantém um círculo vicioso que favorece a evasão escolar, expondo estes jovens a marginalidade e dificultando o progresso social e geracional de famílias. 

Observando estes pontos e muitos outros no ambiente escolar, o Reflexões da Liberdade decidiu criar vivências, dinâmicas, palestras para favorecer e melhorar as relações no ensino aprendizagem, com o foco em práticas restaurativas e atrativas tanto para o professor quanto para o aluno, fortalecendo a disseminação da cultura de paz e desenvolvendo competências socioemocionais.

Despertar para a Liberdade

Com objetivo de diminuir índice de violência na escola e na comunidade, melhorando o relacionamento interpessoal entre alunos, professores, pais e familiares, o projeto faz uso de uma sequência de atividades embasadas na Psicologia e na mediação de conflito, e são facilitas para que pessoas tomem contato e tenha condições de desenvolver competências emocionais e autoconhecimento.

Intervenções Coletivas

Criar engajamento e aprendizado coletivo entre professores, pais e alunos na junção de pessoas organizadas para construir e revitalizar espaços comunitários para ser melhor utilizados com o coletivo. É feito um mapeamento de locais que podem ser transformados coletivamente, em seguida um projeto identificando os recursos necessários para executar, até chegar o momento de execução que é num formato colaborativo.

De Cara Para o Muro

Uma iniciativa do Reflexões da Liberdade que leva desenvolvimento socioemocional para jovens em escolas públicas. A proposta do “De cara para o muro”, em alusão às abordagens policiais, é ressignificar o olhar para as paredes da periferia, com a exibição de filmes projetados nas ruas da comunidade e discussões posteriores sobre valores humanos.