Palestras
Sistema Prisional
O sistema prisional Brasileiro é o terceiro maior do mundo com mais de 800 mil presos; em setembro de 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu um Estado de Coisas Inconstitucional (ECI) no sistema carcerário brasileiro, ocasionado por violações generalizadas e sistemáticas de direitos fundamentais e reiterada inércia estatal.
O modelo de Justiça Retributiva presente no Brasil e a seletividade penal acaba por aprisionar milhares de jovens e adultos, não resolvendo as causas da insegurança social, ou seja a desigualdade social, pois ao prender e excluir nas condições que estão os presídios é crueldade, prender e não oferecer meios da pessoa entender sua vida, suas escolhas e as consequências é uma forma de cultivar a aumentar a criminalidade, pois ao sair da prisão o indivíduo se depara com todas as dificuldades da vida e potencializada por ter antecedentes criminais, pena de multa e seus documentos interditados.
Pensando nisso o Reflexões da Liberdade busca ampliar a conscientização sobre o sistema prisional tendo em vista o antes, o durante e o depois da prisão e esclarecendo que para a sociedade ter uma vivência mais digna dos direitos de todas as pessoas é fundamental ter esse olhar mais amplo a respeito do que mantém e gera a criminalidade e consequentemente a prisão.
RH do Egresso
O que vamos fazer é:
- Fortalecimento de uma base de dados online de egressos do sistema prisional em busca da recuperação de seus direitos de cidadania e oportunidades de renda lícita.
- Egressos do sistema prisional recebendo formação sobre objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional, sobre assuntos como cidadania, agregando valor às trajetórias de mudança, redes de apoio, alcançando objetivos pessoas, sonhos e auto avaliação.
- Desenvolvimento de processos para permitir que os egressos do sistema prisional lidem com as barreiras psicológicas trazidas pelo encarceramento.
- Prestação de apoio jurídico, para que seja possível recuperar parte ou todos os direitos de cidadania.
- Assegurar parcerias com players estratégicos para recursos técnicos e científicos que possam garantir a sustentabilidade deste projeto.
- Produção de vídeos imersivos narrando as trajetórias dos indivíduos, destacando a estigmatização e a expectativa de reincidência.