Palestras

Sistema Prisional

O sistema prisional Brasileiro é o terceiro maior do mundo com mais de 800 mil presos; em setembro de 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu um Estado de Coisas Inconstitucional (ECI) no sistema carcerário brasileiro, ocasionado por violações generalizadas e sistemáticas de direitos fundamentais e reiterada inércia estatal.

O modelo de Justiça Retributiva presente no Brasil e a seletividade penal acaba por aprisionar milhares de jovens e adultos, não resolvendo as causas da insegurança social, ou seja a desigualdade social, pois ao prender e excluir nas condições que estão os presídios é crueldade, prender e não oferecer meios da pessoa entender sua vida, suas escolhas e as consequências é uma forma de cultivar a aumentar a criminalidade, pois ao sair da prisão o indivíduo se depara com todas as dificuldades da vida e potencializada por ter antecedentes criminais, pena de multa e seus documentos interditados.

Pensando nisso o Reflexões da Liberdade busca ampliar a conscientização sobre o sistema prisional tendo em vista o antes, o durante e o depois da prisão e esclarecendo que para a sociedade ter uma vivência mais digna dos direitos de todas as pessoas é fundamental ter esse olhar mais amplo a respeito do que mantém e gera a criminalidade e consequentemente a prisão.

RH do Egresso

O objetivo é quebrar o círculo vicioso da criminalidade ao remover barreiras à integração social e oferecer oportunidades concretas para aqueles que tenham cumprido pena no sistema prisional para reconstruir suas trajetórias, oferecendo apoio integral, que inclui atividades de desenvolvimento individual, psicológico e profissional.

O que vamos fazer é:


  1. Fortalecimento de uma base de dados online de egressos do sistema prisional em busca da recuperação de seus direitos de cidadania e oportunidades de renda lícita.
  2. Egressos do sistema prisional recebendo formação sobre objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional, sobre assuntos como cidadania, agregando valor às trajetórias de mudança, redes de apoio, alcançando objetivos pessoas, sonhos e auto avaliação.
  3. Desenvolvimento de processos para permitir que os egressos do sistema prisional lidem com as barreiras psicológicas trazidas pelo encarceramento.
  4. Prestação de apoio jurídico, para que seja possível recuperar parte ou todos os direitos de cidadania.
  5. Assegurar parcerias com players estratégicos para recursos técnicos e científicos que possam garantir a sustentabilidade deste projeto.
  6. Produção de vídeos imersivos narrando as trajetórias dos indivíduos, destacando a estigmatização e a expectativa de reincidência.

Desenvolver Competências Emocionais

A partir de dinâmicas de grupo e diálogos favorecemos o entendimento e a aplicação de novos conhecimentos para lidar melhor em situações do cotidiano. Uma sequência de atividades embasadas na Psicologia e Mediação de Conflitos são facilitadas para que pessoas tomem contato e tenha condições de desenvolver competências emocionais e autoconhecimento, com o nosso KIT DE DESENVOLVIMENTO HUMANO provocamos reflexões psicológicas através dos testes de auto avaliação, isso favorece o refletir e pensar no contexto da vida.

Assessoria sobre sistema prisional e produção de audiovisual

Oferecemos consultoria de cenário; consultoria sobre cultura criminal; avaliação dos processos que influenciam a criminalidade; consultoria para criação de projetos referente questões de prevenção a criminalidade; contato com outras realidades e contextos; pesquisa de personagem. Nossos clientes são Produtores de audiovisual; Gestores Públicos; Unidades de Ensino ou prisional. Tudo acontece com metodologia dialógica horizontal sobre assuntos dramáticos do sistema prisional, histórias reais, pontos de observação de quem viveu o cárcere e buscou por via da educação reverter o círculo vicioso que enche as prisões.